Well Moais – Autor Independente
Biografia
Well Morais é natural de Aiuaba, cidade da região central do Ceará, onde residiu apenas durante os três primeiros anos de sua vida. Em 1972, mudou-se para a cidade do Crato, região sul do mesmo estado. Lá viveu toda sua infância e adolescência. Era viciado em gibis e devorava livros de aventura e de histórias de faroeste (moda na época). Fez o primeiro e segundo graus em escola pública. Passou no vestibular para o curso de Letras e foi aluno da primeira turma da Universidade Regional do Cariri (URCA). Aos dezenove anos, mudou radicalmente de vida e foi morar na capital, Fortaleza. Lá amargou o desprazer de ficar desempregado e passar fome. Deu a volta por cima, prestou vestibular – novamente para Letras – na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e retomou os estudos universitários, os quais foram concluídos em 1993. Para sobreviver e custear a vida até concluir o curso superior, trabalhou como office-boy, vendedor ambulante, entregador de pizzas, auxiliar de escritório, tesoureiro e vendedor, entre outras funções. Depois de graduado, conseguiu o primeiro emprego como professor em 1994, no colégio Externato Coração de Maria, lecionando nas disciplinas de gramática, redação e literatura. Trabalhou em diversas instituições particulares de Fortaleza e da região metropolitana como professor de Língua Portuguesa, entre elas: Colégio Anglo, Colégio Anchieta, Colégio Sistema, Colégio Intelecto, Colégio Jim Wilson, Colégio Castro, Colégio Nunes Moraes, Colégio Farias Brito, Curso Foco, Curso Rede Medicina, Curso Núcleo Vestibulares, Curso Simétrico, Curso Alamar e Cursinho de Horizonte. Em 2001, pôs em prática um sonho de adolescência: escrever um livro que retratasse parte de sua vida juvenil. Para custear a produção da obra, vendeu seu único veículo de transporte, uma moto. Em 2002, o sonho se realizou e, em sua primeira noite de autógrafos, pôde contar com a presença de mais de duzentos fiéis incentivadores, que adquiriram Amigo, Amigo Meu, lançado de forma independente.
Depois não parou mais. Em 2003, lançou Os Enigmas do Velho Casarão. Em 2004, foi a vez de Essa Turma É Demais, que pode ser considerada a continuação de sua primeira obra. Essas duas últimas obras foram custeadas por empréstimos bancários. Em 2005, surgiu Cinco Centavos – Um Amor Nasce Assim, uma obra que retrata toda a beleza do romance adolescente vivido dentro de um colégio, ambiente de convívio do autor. Em 2006, foi a vez de Um Anjo no Sinal da Avenida 15 comover os seus leitores com a história de um menino deficiente físico que vai morar nas ruas. Este livro teve toda a sua tiragem vendida (1.000 unidades) antes mesmo da noite de autógrafos. Em 2007, chegou Orvil Quer Encontrar Você, que já encantou diversos leitores com a história de um livro que narra sua própria vida. Em 2008, foi a vez de ser lançada uma obra direcionada para os públicos jovem e adulto sob o título Hotel Barrakovisk. Neste livro, ao longo de 36 histórias rápidas e divertidas, Well Morais enveredou em um novo estilo literário: contos e crônicas. Em 2009, Os Amuletos de Zahron – O Brilho do Sackral marcou a estreia na categoria Juvenil. Em 2010, Well Morais lançou duas obras: Hotel Barrakovisk – Resort, contos e crônicas, e Mentiroso e o Aprendiz de Fado, obra que venceu o Prêmio Rachel de Queiroz de literatura infanto-juvenil.
Well Morais é ainda pós-graduado em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa e em Escrita Literária. Já escreveu dois manuais de Redação. Atualmente, ministra um curso de Redação na cidade de Pacajus, é revisor de originais, promove oficinas de escrita, dá palestras e autografa seus livros nas diversas escolas que os adotam.
Depois de uma pausa literária, Well volta a lançar um livro: A Rezadeira de Preto, primeiro romance direcionado aos públicos jovem e adulto. Ainda este ano, será a vez de O Caçador de Grilos, obra infanto-juvenil e do aguardado Os Amuletos de Zahron 2 – A Sétima Porta.
Ele te manda um sincero abraço.